quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Biometria Eleitoral: juiz da 37° Zona de Caucaia apela aos vereadores para elevar índice de aceitação

A Câmara Municipal de Caucaia recebeu nesta quinta-feira, 19.10, o juiz da 37º zona eleitoral sediada no município, Magno Gomes de Oliveira. Ele fez uso do pequeno expediente da sessão desta quinta-feira para pedir ajuda aos vereadores no sentido de propagar a importância dos eleitores realizarem a biometria.
O juiz Magno Gomes mostrou-se preocupado com o baixo índice de aceitação dos eleitores que procuraram o Cartório Eleitoral para cadastramento. Segundo ele, em um colegiado de 217,635 eleitores, apenas 46%, ou seja, pouco mais de 100 mil eleitores procedeu o cadastramento biométrico.
A preocupação do juiz procede, uma que vez faltam apenas quatro meses para a conclusão do trabalho no município. Ele considera o percentual atingido muito baixo. Para ele, o ideal seria conseguir 90% do eleitorado para que permaneça o sistema eleitoral funcionando sem prejudicar a população no geral.

Postos de atendimento

Esta é a segunda vez que representantes do Cartório Eleitoral buscam a ajuda do legislativo para incentivar os eleitores. Na primeira visita os vereadores solicitaram que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) abrisse novos postos para atendimento, no que foram atendidos. Agora são quatro pontos: Cartório Eleitoral de Caucaia; Liceu de Caucaia; Colégio Rubens Vaz e o Grêmio Recreativo.
No entanto, o fato de descentralizar o serviço não foi atrativo suficiente. A solução que o juiz Magno Gomes sugeriu aos vereadores, foi a formação de caravanas para impulsionar a ida dos eleitores que ainda não se dispuseram a realizar a biometria.
Uma das maiores dificuldades que o TRE encontra é a indisponibilidade de ir à zona rural por falta de estrutura técnica. O juiz observou a conexão de internet nesses lugares comprometem o funcionamento do sistema que é online.
O TRE entende que os eleitores da zona rural têm a dificuldade de locomoção. Por essa razão, o juiz afirmou que quem é da zona rural não precisa fazer o agendamento via telefone ou internet. Basta ir a qualquer posto da região e realizar o cadastramento.
Outra sugestão para ajudar a população, é que os eleitores que tiverem o título com pendências e comprovar a situação de pobreza, poderá ser isento de qualquer dívida cobrada no título de leitor.
O juiz foi enfático ao falar das penalidades para os eleitores e para os próprios vereadores que precisam do voto para se elegerem: se o eleitor não realizar a biometria, não poderá votar nas próximas eleições. Terá o título e o CPF cancelados e perderá benéfico do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário