quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Lagamar do Cauípe: juíza da 1a. Vara de Caucaia concede liminar e suspende os obras da Cogerh no local


"Vitória na guerra da água". Assim expressou em sua rede social a incansável lutadora pelos direitos das comunidades do Lagamar do Cauípe, Marta Loiola, ao tomar conhecimento da decisão judicial da 1a. Vara da Comarca de Caucaia. A juíza Maria Valdileny Franklin, titular da vara, concedeu liminar suspendendo as obras de captação das águas do aquífero das Dunas.
A ação popular foi ajuizada por lidieranças Anacé moradoras das áreas atingidas. No seu despacho, a juíza Valdileny também suspendeu todos os atos administrativos, licenças, autorizações e outorgas que davam â Cogerh o direito perfurar poços e usar as águas para abastecer indústrias do Porto do Pecém.
Para as lideranças comunitárias de Caucaia esta é apenas a primeira batalha. Muitas virão porque o Governo do Estado, a quem interessa a obra, vai continuar seu projeto. Será uma luta judicial longa mas estamos preparados, dizem. "Só a luta muda a vida", diz a guerreira Marta Loiola.
O projeto de perfuração de poços para retirada de água do espelho do Lagamar do Cauípe estava em andamento pela Cogerh apesar da mobilização contrária das comunidades atingidas. Além de temerem perder sua fonte de água, os moradores temiam o fim do turismo no local, uma vez que o aquífero é uma fonte de atração para o lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário