quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Prefeito de Caucaia desiste de contratar empresa e diz que gestão vai assumir serviço de limpeza urbana

“Não vamos mais contratar empresa de ninguém para fazer a coleta de lixo em Caucaia. A Prefeitura vai se responsabilizar pelo serviço”, a afirmação é do prefeito Naumi Amorim colocando um pá de cal e ponto final na polêmica que envolve o serviço de limpeza urbana. Há um ano, desde que assumiu a Prefeitura, a gestão vem brigando judicialmente para suspender um contrato assinado pelo ex-prefeito e aprovado pela Câmara Municipal praticamente privatizando a coleta no município.
O contrato de Parceria Público Privada (PPP), assinado no apagar das luzes da administração passada, prorrogava por mais 30 anos o direito da empresa Marquise realizar o serviço por um preço tido como “exorbitante” pelo atual prefeito.  
“Iniciamos a gestão questionando judicialmente essa PPP e ainda estamos aguardando o resultado da justiça”, afirmou na tarde de ontem o prefeito Naumi enquanto fiscalizava as ruas para saber se os caminhões de coleta estavam trabalhando.
Na oportunidade, o prefeito esclareceu aos caucaienses que estavam na rua, sobre as inverdades que estão sendo postadas nas redes sociais. “Estamos trabalhando de forma organizada e a Prefeitura não pretende dar calote em ninguém. Nós vamos pagar a Marquise pelo serviço prestado, mas vamos pagar um preço justo”, concluiu.
Segundo ele, assim que a justiça determinar o pagamento, o mesmo será feito, pois o dinheiro está reservado. Naumi pediu, ainda, desculpas ao povo de Caucaia pelo transtorno e prometeu que está resolvendo a questão pessoalmente. “Estou administrando o dinheiro dos caucaienses e, enquanto estiver sentado na cadeira de prefeito, vou fazer de tudo para cuidar bem do patrimônio do povo”, disse.
Decreto de Emergência
O prefeito de Caucaia decretou nessa terça-feira, 02/01, estado de emergência. A medida foi tomada para buscar soluções de enfrentamento para a questão do lixo depois que as empresas Ecocaucaia e Marquise suspenderam o serviço de coleta.
Com a publicação, a Prefeitura fica autorizada a tomar todas as providências que julgar necessárias para contratar, em caráter emergencial, serviços desta natureza. E a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) na reabilitação do cenário.
O decreto tem vigência de três meses. Poderá ser prorrogado uma vez pelo mesmo periodo. Desta forma, teria 2 de julho como prazo final. Desde novembro, a SPSPTrans realiza operações de limpeza urbana nos bairros de Caucaia.
Desde o último dia 29 de dezembro de 2017, a coleta residencial deixou de ser feita pela Ecocaucaia, empresa do Grupo Marquise. Esses dois episódios somados à não conclusão do processo licitatório que definirá a nova empresa responsável pela coleta domiciliar são apontados pelo prefeito Naumi Amorim como justificativas ao decreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário