terça-feira, 5 de setembro de 2017

De Cocar, vereador festeja publicação da Portaria que demarca as terras indígenas do povo Tapeba em Caucaia


O Cocar é um adorno indígena cheio de simbologia e que vai além dos enfeites. De acordo com cada etnia, o Cocar pode adquirir status e responsabilidades. Na sessão da Câmara Municipal de Caucaia desta terça-feira (04.09) o vereador Weibe Tapeba, usou a tribuna da casa exibindo um Cocar para falar da alegria do seu povo em ver, depois de uma luta de mais de 30 anos, sua terra demarcada.
O vereador se mostrou agradecido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que, no Diário Oficial deste 04 de setembro, publicou a Portaria Declaratória que demarca uma área de 5.294 hectares como terra indígena pertencente à tribo indígena Tapeba, em Caucaia.
“A publicação da portaria traz segurança jurídica ao povo Tapeba e se configura numa reparação do Estado Brasileiro junto ao nosso povo, que teve ao longo do tempo muitos direitos violados”, disse o vereador acrescentando, porém, que “a nossa luta não termina aqui”. E anunciou uma campanha pela homologação da área e retomada das áreas invadidas pelo processo de ocupação desordenada.
Em sua fala, Weibe recordou que o processo de demarcação da terra teve início ainda na década de 70, tendo como referência uma Carta de Sesmaria concedida ao povo Tapeba de seis léguas que corresponde a 36 mil hectares. Mas, devido a ocupação desordenada, a especulação imobiliária e os interesses dos grupos econômicos do município, acabaram retirando parte do território tradicional.
Segundo o vereador, mesmo com todas essas investidas, o povo Tapeba continuou firme na luta, pautando suas ações em defesa da terra e garantir que s políticas públicas chegassem a aldeia. “Essa luta pautada por muita resistência resultou em 32 ocupações para 18 comunidades Tapeba”, tendo motivado várias ações judiciais de reintegração de posse, ameaças e conflitos intensos que resultou, inclusive, na criminalização das diversas lideranças indígenas.
Visivelmente emocionado, o vereador recebeu os parabéns de todos os vereadores presentes à sessão.




0 comentários:

Postar um comentário