sexta-feira, 8 de setembro de 2017
Taquarão: em visita às obras, vereador Ricardo Cordeiro cobra a recuperação da estrada por parte da Cagece
O vereador Ricardo Cordeiro (PMB) se mostra incansável na luta pela reconstrução da estrada que liga Caucaia à serra da Taquara que, por conta das obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), teve seu asfalto totalmente destruído. Desde agosto de 2016, a companhia trabalha na construção do sistema Taquarão que vai armazenar e distribuir água para a Região Metropolitana de Fortaleza.
A constante movimentação de caminhões na estrada acabou destruindo os 35 quilômetros de asfalto. A angústia do vereador é retratada nas suas falas em quase todas as sessões da Câmara e na busca por apoios do Ministério Público e Prefeitura de Caucaia.
Nesta sexta-feira (08.09), o vereador esteve em visita às obras quando reforçou sua preocupação com a atual condição da via de acesso tão importante para o município. Ele pediu o apoio do secretário nacional de saneamento do Ministério da Cidade, Olavo de Andrade, do deputado federal Raimundo Matos e do prefeito Naumí Amorim.
Ministério Público
Ricardo disse estar aguardando uma audiência no Ministério Público. “Provoquei o MP porque precisamos garantir que a Cagece se responsabilize pela reconstrução da estrada que foi totalmente destruída em razão do intenso trânsito de caminhões pesados”. Desde o início das obras Ricardo Cordeiro é uma voz no deserto em defesa das comunidades que compõem a serra da Taquara, em Caucaia.
Segundo ele, é inadmissível que a Cagece contemple apenas a revitalização do olho d’água na serra como forma compensatória pelos danos. “Temos que lutar para que a reconstrução da estrada seja garantida agora”, sinalizou o vereador, alertando para a proximidade do fim da conclusão dos trabalhos sem que as devidas compensações estejam garantidas.
Mesmo sem obter resposta da companhia, o vereador está buscando junto à Secretaria Municipal de Planejamento uma cópia original do projeto da estrada construída na gestão da então prefeita Inês Arruda em 2007.
Segurança hídrica
As obras do Taquarão como é conhecida, foi pensada pelo Governo do Estado com o objetivo de garantir segurança hídrica para os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, eixo oeste incluindo Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú. Além do reservatório, estão sendo construídas três adutoras: duas ligando a estação de tratamento e o Taquarão e outra entre as duas estações do Gavião e Oeste.
O reservatório na serra da Taquara, em Caucaia, terá capacidade para reservar um volume equivalente a 40.000 m³ de água, que garantirá maior segurança e equilíbrio durante a distribuição, além de elevar a capacidade de preservação de água tratada distribuída.
Fotos: Cristina Pinto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário