O Dia do Indio Tapeba, em Caucaia, foi marcado por uma grande manifestação que tomou as ruas do Centro e teve como ponto final a praça em frente à Câmara Municipal. Foi o primeiro ano que o dia foi comemorado, uma vez que o projeto que a instituiu foi aprovado no ano passado por indicação do vereador João Dalmácio. A presidente da casa, Natecia Campos, deu as boas vindas aos índios e abriu espaço na tribuna para que se manifestassem.
Um os líderes da tribo, Ricardo Dourado, agradeceu o espaço e disse que a data marcava também a vitória sobre a demarcação das suas terras no município prevista pela aprovação de uma declaração pelo Ministério da Justiça. Para o vereador Weibe Tapeba (PT), representante das comunidades indígenas, “o dia foi importante e extremamente significativo. Demonstramos mais uma vez a Caucaia a força que o nosso povo tem e a disposição de lutar pelos seus direitos coletivos”.
A manifestação aconteceu, ainda, às vésperas da realização de uma audiência pública marcada para esta sexta-feira, 06, às 9 horas no Grêmio Recreativo de Caucaia. A reunião terá como tema a demarcação das terras e seus impactos diretos na vida da sociedade e economia de Caucaia e região Noroeste do Ceará. À frente do movimento a Associação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Caucaia presidida pelo empresário Lincoln Moraes.
Segundo Lincoln, mais de 700 pessoas serão afetadas diretamente com homologação da declaração. “Existem pessoas que compraram terras e vivem nestes locais há mais de cem anos”, disse ele, e que agora desconhecem o que o vai acontecer com eles. Com o objetivo de encontrar uma solução definitiva, a entidade presidida por Lincoln vai defender a realização de uma consulta popular.
Para Weibe, “não vai ser uma afronta orquestrada e viciada pelos interesses daqueles que historicamente se apropriaram do nosso território, que vai manchar a grande conquista que já obtivemos com a Portaria de Demarcação do nosso território e a vitória definitiva que se avizinha”.
terça-feira, 3 de outubro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário