sábado, 2 de dezembro de 2017

De olho no Selo Unicef: Caucaia realiza encontro para discutir ações de combate ao trabalho infantil

O município de Caucaia aos poucos está retomando seu papel de protagonista das mudanças necessárias na área de ação social. Desejoso por reaver seu lugar de destaque e o Selo Unicef, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem movimentando o município e trazendo para o centro das discussões temas relevantes.
Ênfase para o primeiro Fórum de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil realizado na sexta-feira, (01/12) que trouxe para o debate um tema atual e de suma importância para preservação da futura geração. Como a SDS denominou, trata-se do primeiro de uma série de encontros que pretende mobilizar a sociedade caucaiense em torno do tema.
A vice-prefeita Lívia Arruda e a primeira-dama Erika Amorim participaram do evento, que também contou com a presença do prefeito mirim de Caucaia, Marcos Vinícius.
Por ter atuado diretamente contra o trabalho infantil enquanto deputada estadual, Lívia Arruda tornou-se militante da causa. “Me apaixonei por essa luta e a defendo diariamente. Temos uma rede coesa e comprometida aqui em Caucaia para erradicar o trabalho infantil. Uma gestão que entende que é preciso um trabalho em conjunto para promover mudanças”, enfatizou a vice-prefeita.
Ela classificou o trabalho infantil como algo que “destrói potencialidades físicas e emocionais” e defendeu que a denúncia deve seja uma prática constante, pois “calar é permitir.”
Raízes culturais
Para a secretária municipal de Governo e Articulação Política, Erika Amorim, o combate ao trabalho infantil torna-se difícil porque também tem raízes culturais. “Muitas vezes são os pais que incentivam os filhos a trabalharem para complementar a renda familiar, dando a eles uma responsabilidade que não os pertence”.
Segundo ela, “um caso comum e recorrente é registrado quando crianças do interior vão para capital trabalhar em casas de família. É a caracterização clara do que é trabalho infantil”, explicou a primeira-dama. O papel dela como articuladora do Selo Unicef, certificação concedida às gestões que reduzem desigualdades e garantem direitos a crianças e adolescentes, foi lembrado no encontro.
O desafio de erradicar o trabalho infantil em Caucaia foi pontuado pela titular da SDS, Danielle Alexandre. “Caucaia possui um grande território. Esse cenário torna o trabalho de erradicação de trabalho infantil algo muito difícil de realizar, mas não impossível”, pontuou a secretária.
Oportunidades
À frente da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Laís Sales reforçou o papel da gestão de promover oportunidades para crianças e jovens. “O Governo do Estado tem o programa Jovem Aprendiz e as atividades ofertadas aqui em Caucaia são executadas pela nossa pasta. Os jovens precisam de capacitação, de oportunidades para crescimento”, declarou.
Eleito prefeito mirim de Caucaia em novembro deste ano, Marcos Vinícius, 8, representou todos os pequenos em sua fala. “Ser criança é muito bom. É uma fase que devemos viver da forma correta. Criança tem que estudar e não trabalhar”, enfatizou.
O que fazer
No município de Caucaia existem algumas instituições preparadas para receber denúncias de trabalho infantil. São eles os Conselhos Tutelares e os Cras. Confira os endereços.

Conselho Tutelar Sede
Onde: rua Edson da Mota Correia, n 246 - Centro
Telefone: 3342.8123

Conselho Tutelar Jurema
Onde: rua Nova Granada, s/n - Marechal Rondon
Telefones: 3294.7070 ou 3471.2590

CREAS Sede
Onde: rua Santa Helena, n 246 - Parque Soledade
Telefone: 3342.2814

CREAS Jurema
Onde: rua Jurupari, n 678 - Guadalajara
Telefone: 3238.9085

Ministério Público do Trabalho
Telefone: 3342.9085

Disque denúncia
Telefone: Disque 100

Fonte: Prefeitura de Caucaia

0 comentários:

Postar um comentário