sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Câmara Municipal de Caucaia prepara retorno às atividades em fevereiro e deve enfrentar novos desafios

Depois de pouco mais de dois meses em recesso a Câmara Municipal de Caucaia se prepara para voltar às atividades na primeira quinta-feira de fevereiro, dia primeiro, com alterações na Mesa Diretora, acréscimo de cinco novas comissões permanentes e grandes desafios.  
Logo de início os vereadores discutirão sobre o assunto que vem mexendo com toda a população caucaiense: o lixo. Nos bastidores da política, moradores, lideranças políticas e até mesmo alguns parlamentares, falam sobre a instalação de uma possível CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Desde o final ano passado a empresa que fazia a coleta de lixo no município suspendeu o serviço alegando falta de pagamento por parte da Prefeitura. Na realidade, o caso está aguardando a decisão final da justiça.
O prefeito Naumi Amorim, tão logo assumiu a gestão em janeiro de 2017, acionou o Ministério Público contestando o contrato da empresa (em forma de PPP) firmado ainda na gestão anterior e que tem uma duração de 30 anos. E decidiu suspender o contrato e realizar uma auditoria.
O resultado dessa auditoria foi publicado no início de 2018, um ano depois de iniciado, apontando diversas irregularidades no contrato. A empresa afirma que não há o que ser contestado e pede o pagamento que está com atraso de um ano.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Casa também teve alterações. Dos cinco cargos, três foram renovados. A nova composição é vereadora Natecia Campos (presidente), Mersinho Gonçalves (primeiro vice-presidente); Emília Pessoa, segundo vice-presidente; João Dalmácio (primeiro secretário); Priscila Menezs (segundo secretário); e Irenilde Fortunato (terceiro secretário). Outra alteração é que a eleição da mesa deixa de ser anual e será bianual.




Comissões Permanentes
As Comissões Permanentes que têm por objetivo proceder estudos, emitir pareceres especializados, realizar investigações e representar o Legislativo teve um acréscimo de cinco comissões. Agora somam o total de 13 e tem a duração de dois anos. São elas: 
Comissão de Justiça e Redação – vereadores Luiz Ricardo Sales de Miranda (presidente), Jorge Luiz Aragão Carlos (relator) e Francisco Leonardo Gondim Martins.
Comissão de Defesa do Consumidor – Fábio Herlânio Soares de Almeida (presidente), João Dalmácio do Nascimento (relator) e Jorge Luiz Aragão Carlos.
Comissão de Segurança Pública - Fábio Herlânio Soares de Almeida (presidente), Enéas Campos Goes e Francisca Célia Cardoso de Oliveira.
Comissão de Turismo e Cultura – Maria Irenilde Neres Galeno, Lauro da Costa Arruda Neto, Antonio Fernando Batista Pereira
Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas – Ana Priscila Gois Menezes, Luiz Ricardo Sales de Miranda, José Walber Andrade Sales Filho
Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência – Maria Emilia Pessoa de Lima, Manuel Raimundo Rodrigues Neto, Mickauê Francklin Bezerra.
Comissão de Educação – Manuel Raimundo Rodrigues Neto, Maria Emilia Pessoa de Lima e Mickauê Francklin Bezerra.
Comissão do Esporte – Evandro Jerônimo Paiva, Enéas Campos Gois e Manuel Raimundo Rodrigues Neto.
Comissão de Recursos Hídricos – Dimas Matias da Silva, José Walber Andrade Sales Filho e Lauro da Costa Arruda Neto.
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar - Mickauê Francklin Bezerra, João Antonio de Andrade e Antonio Fernando Batista Pereira.
Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e Meio Ambiente – Francisca Célia Cardoso de Oliveira, Enéas Goes Campos e José Walber Andrade Sales Filho.
Comissão de Agricultura, Pecuária e Psicultura – Francisco Jose de Castro Miranda, Dimas Matias da Silva e Luiz Ricardo Sales de Miranda.
Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Administração Pública – Francisco Leonardo Gondim Martins, Eriemerson Nobre Gonçalves e Jorge Luiz Aragão Carlos.
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

0 comentários:

Postar um comentário