quarta-feira, 11 de março de 2020

Mutirão de cirurgias eletivas vai possibilitar redução da fila de pessoas que esperam por um procedimento

O projeto lançado pela gestão vai contemplar 3.452 pessoas
Emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Érika Amorim deverá ser aplicada na intensificação do projeto “A Fila Anda – Mutirão da saúde para a redução da fila de cirurgias eletivas” no município de Caucaia. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde os recursos vão contemplar a realização de 3.452 cirurgias.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 11, em evento no auditório do Convento das Irmãs Cordimarianas. Serão contempladas diversas especialidades como traumatologia, ginecologia, oftalmologia e cirurgias gerais, em procedimentos de hérnia, vesícula, vasectomia, histerectomia, laqueadura, ooforectomia e colpoperinioplastia.
A rede hospitalar do município – Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, Maternidade Santa Terezinha, Centro de Excelência Oftalmológica e clínicas oftalmológicas parceiras – está preparada para atender as demandas, segundo revelou o secretário de saúde Moacir Soares.
“Caucaia realiza estas cirurgias diariamente. Mas unidos, com o apoio desta emenda, vamos garantir redução das filas e mais rapidez no atendimento ao caucaiense”, disse o prefeito Naumi Amorim. O mutirão acontece com recursos oriundos de uma emenda parlamentar da primeira-dama e deputada estadual, Érika Amorim, e de uma portaria do Ministério da Saúde. 
“Todo o trabalho é para somar com a saúde do município de Caucaia. Todos os dias surgem novas demandas de cirurgias, mas com esta emenda, vamos conseguir diminuir consideravelmente a fila de espera”, disse Érika Amorim. “Estamos investindo e garantindo mais saúde para Caucaia”, ressaltou. 
Para Moacir Soares, titular da pasta da saúde em Caucaia, o mutirão garantirá celeridade no atendimento ao usuário do município. “O que é uma cirurgia eletiva hoje, pode se tornar uma cirurgia de urgência amanhã. Com este mutirão, vamos reavaliar a fila de espera e garantir o procedimento para todos”, ressaltou. 
No evento esteve presente a coordenadora da área descentralizada de saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Verônica Moraes, representando o titular da pasta, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho. “Agradecemos todo o esforço que a gestão tem feito pela população de Caucaia. É um mutirão sem precedentes”, disse. Verônica aproveitou a oportunidade para citar a instalação de 10 leitos UTI em Caucaia ainda em 2020. “Já está tudo articulado e trabalhado”, finalizou.
Ascom Prefeitura de Caucaia

0 comentários:

Postar um comentário