A Câmara Municipal de Caucaia aprovou, por unanimidade, projeto de indicação da vereadora Emília Pessoa (PSDB) propondo a criação do Programa Saúde Itinerante. Ao defender sua iniciativa, a vereadora reconhece que a atual administração tem trabalhado para melhorar a saúde da população, mas a grande extensão territorial do município dificulta em muito o trabalho. “Existem comunidades que não contam com Unidades Básicas de Saúde”, observa.
E é olhando para essas pessoas que ela visualizou a proposta que se resume em levar a oferta de serviços de atendimento de saúde em localidades como Carrapicho, Parque das Nações, Catarina, Feijão e outras a mais, carentes de especialidades médicas, recursos laboratoriais e ambulatoriais, de forma a atender com a máxima amplitude a população de Caucaia. O projeto segue para avaliação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que vai ou não acatar a iniciativa e transformá-la em lei.
Pelo texto do projeto, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que deverá dar, ainda, ampla publicidade nos dias e locais onde acontecerá a ação, preferencialmente em escolas ou locais de fácil acesso. No caso de comunidades rurais, a secretaria deve, ainda, oferecer transporte para famílias que moram mais isoladas.
Emília Pessoa defende que os atendimentos, além de exames clínicos e laboratoriais, devem priorizar as ações de prevenção, orientando à população quanto a procedimentos e cuidados relativos às especialidades como cuidados preventivos relativos à saúde da mulher, do homem, da criança, do adolescente e do idoso.
Realidade em outros municípios brasileiros
O programa de Saúde Itinerante é uma realidade em diversos municípios brasileiros. Os municípios de São José do Rio Preto-SP, Santa Catarina e Acre levam a estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, por meio de uma Unidade Móvel de Saúde e uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, que visitam periodicamente regiões pré-definidas.
A equipe presta atendimento médico e de enfermagem, efetua o cadastro de pacientes, realiza exames preventivos, como o de câncer de mama e útero, atualiza o calendário de vacina, além de ofertar teste sorológico para HIV, sífilis e hepatite. Além de atendimento médico, toda a população que ainda não tem cadastro no Sistema Único de Saúde é escrita.
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário