sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Parto Humanizado: Câmara de Caucaia aprova projeto de lei do Executivo em primeira discussão

Aprovado em primeira discussão na sessão desta terça-feira 14.09, projeto de lei do poder executivo que trata da implantação, no âmbito do município de Caucaia, do parto humanizado. Agora a mensagem segue para segunda discussão o que deve acontecer na próxima sessão do legislativo onde deverá ser aprovado por unanimidade.
O tema já foi debatido na casa e conta com o apoio de todos os vereadores, tendo na presidente do colegiado, vereadora Natecia Campos (PMB) seu principal defensor. “Estamos assistindo uma verdadeira revolução da área da saúde de Caucaia com o empenho pessoal do prefeito Naumi e sua esposa Erika que estão focados em melhorar a qualidade de vida dos caucaienses”, ressaltou a vereadora, para quem o projeto retrata o ideal da atual gestão que é de cuidar das pessoas.
O projeto inovador tem como essência resgatar o respeito, dignidade e autonomia para as grávidas de Caucaia. Idealizado pelo consultor técnico e médico Manoel Fonsêca, o “Humana Luz” foi abraçado pela gestão municipal nas pessoas do Secretário de Saúde Moacir Soares, da secretaria de Governo e Articulação Política, Erika Amorim e da secretária de Desenvolvimento Social Daniele Alexandre.
O projeto caracteriza-se como um processo de conscientização e mobilização social que reconhece o direito da mulher grávida a um pré-natal qualificado, a um parto humanizado e ao acolhimento amoroso e seguro do seu bebê na Maternidade. Assim, a gestão está oferecendo às crianças de Caucaia um ambiente de carinho e cuidado.
Maternidade Santa Terezinha
A Maternidade Santa Terezinha está sendo preparada para absorver a inovação que recebeu aprovação dos obstetras e todo o corpo clínico. A diretora da Maternidade, médica Rita Saunders, avalia as melhorias como “resultado dos esforços da atual administração municipal para modernizar, humanizar e melhorar o atendimento”. Os avanços obtidos com a reestruturação da Maternidade, segundo ela, contribuem para a população voltar a acreditar no serviço prestado pela unidade.
Com a implementação dessa política inovadora, a Secretaria Municipal de Saúde prevê resultados de grande impacto no sistema de saúde, como a redução significativa das mortalidades materna e neonatal por causas evitáveis, a diminuição da taxa de cesáreas para 25% e o aumento da qualidade e do grau de satisfação com o pré-natal e atenção ao parto.
O processo de sistematização e adaptação da maternidade inclui, além da capacitação de pessoal, oito salas de parto individuais, com banheiros aquecidos e outros equipamentos que proporcionam boas condições para o parto se desenvolver de forma tranquila e natural.

0 comentários:

Postar um comentário