sexta-feira, 15 de junho de 2018

Vereador Mersinho lembra Dia Mundial de Combate Contra Violência ao Idoso e cobra avanços nas políticas públicas

Vereador Mersinho Gonçalves
O Dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, foi lembrada pelo vereador Mersinho Gonçalves (PSD) na sessão desta quinta-feira 14. O parlamentar fez pronunciamento emocionado chamando a atenção para os diversos tipos de violência praticados pela atual geração contra seus genitores.
Mersinho iniciou seu discurso indagando “qual o valor que possuem hoje nossos velhinhos”. E observou que no passado eles foram responsáveis pela construção e produção da riqueza do país. O vereador chamou a atenção dos filhos que veem seus pais como fardo que eles carregam, sem trazer à memória que quando pequenos foram os pais que os levavam no colo.
“É uma troca”, disse o parlamentar acrescentando que “no passado nossos pais cuidaram de nós e agora é nossa vez de cuidar deles”. O vereador disse não saber aonde a atual geração se desgarrou dos costumes das gerações passadas que seguiam a cultura bíblica dos mais novos cuidarem de seus velhos – principalmente filhos dos pais.
Falando sobre os diversos tipos de violência cometidos hoje contra nossos velhos, o vereador afirmou categoricamente que o que mais choca a sociedade é o abandono. Segundo ele, é quase uma tradição os filhos procurarem abrigos para colocar os pais e sequer visitá-los de vez em quando. O resultado disso são abrigos superlotados e os idosos em situação desumana.
Mersinho encerrou cobrando o avanço das políticas públicas para atender a essa parcela da sociedade que ajudou a construir nosso país. “Nossas políticas públicas precisam alcançar essas pessoas e garantir dignidade no fim da vida” afirmou o vereador. Ele chamou a atenção do Ministério Público para visitar as chamadas casas de abrigos e constatar se as condições desses locais oferecem tratamento digno. “Caso não ofereçam é preciso fechá-los” arrematou.



CALENDÁRIO OFICIAL
O vereador Weibe Tapeba (PT), em aparte, reforçou a preocupação do colega e disse que assuntos como esses devem constar na agenda de debates da casa legislativa. Aproveitou para defender projeto de sua autoria que prevê a inclusão de temas como a violência ao idoso e a exploração sexual de crianças de adolescentes, entre outros, no calendário oficial de eventos do município.
Para o vereador apenas um dia é pouco para debater e sensibilizar a sociedade em torno dos temas. Ele defende uma semana para que as questões sejam exaustivamente debatidas e que a população tenha consciência que é papel dela denunciar os casos de abusos contra nossos jovens e idosos.
A campanha contra a violência e respeito às pessoas idosas está distribuindo uma cartilha mostrando os tipos de violência e conclamando as pessoas a denunciarem os abusos. Em Caucaia qualquer pessoa pode denunciar apenas com uma ligação gratuita para o Disque 100. Ou procurar entidades como:
 - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comid), rua José Pontes sem número, Centro – telefone (85) 3342 8150
- Ministério Público – Travessa Joaquim Mota II, 65 – Novo Pabussu. Próximo ao Colégio Luzardo Viana
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras) – Sede, rua Vereador Paulo Gomes da Silva, 177, Parque Soledade
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras) – Jurema, rua Jurupari, 678, Guadalajara. Telefone (85) 3328.9878

0 comentários:

Postar um comentário