segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Vereador Weibe Tapeba denuncia: "assassinato do Lagamar do Cauípe está em curso"
A luta pela preservação do Lagamar do Cauípe cada vez ganha mais força e tem mobilizado, não somente as comunidades do entorno, mas a sociedade cauciense como um todo. As redes sociais e os programas de rádio, enquanto debatem o assunto, cobram das autoridades estaduais e municipais uma solução imediata. O presidente da Associação Comunitária do Planalto do Cauípe, Paulo Rubens, é presença constante no debate.
A Câmara Municipal de Caucaia também está mobilizada para discutir e encontrar uma solução razoável, tendo à frente a presidente vereadora Natécia Campos (PMB). Por iniciativa da casa, os vereadores aprovaram a realização de uma audiência pública para o dia 10 de novembro. Os deputados estaduais também estão na luta e programaram uma audiência com data a ser definida.
Só quem parece não querer discutir e encontrar uma solução justa parece ser o Governo do Estado que, por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), já está na área no Planalto do Cauípe para realizar as obras de captação das águas para, segundo o órgão, consumo humano e das indústrias do Pacém.
Comunidades temerosas
O presidente da associação Paulo Rubens esteve na Câmara Municipal denunciando a ação dos funcionários da Cogerh. Nesta segunda-feira, 6, em sua página na rede social o vereador Weibe Tapeba (PT) fez uma desabafo depois de retornar da comunidade de Coqueiro onde presenciou o andamento da obra. “Máquinas de grande porte, operários e policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar estavam no local para dar andamento à obra em total desrespeito ao meio ambiente e às comunidades locais”, escreveu.
Com o título “O assassinato do Lagamar do Cauípe está em curso”, o vereador relata o temor das comunidades impactadas que lutam pela preservação do local onde vivem e sobrevivem. Segundo ele, a falta de diálogo e a ausência de consulta às comunidades estão resultando em uma grande mobilização da sociedade caucaiense. E apela ao governador, que é do seu partido, bem como ao prefeito Naumi Amorim para que escutem o grito das pessoas de bem. Ao prefeito, o vereador pede a suspensão da anuência expedida pelo Município de Caucaia.
“Toda nossa solidariedade às comunidades locais que têm como um verdadeiro pai, o Lagamar e seu Rio.. o Rio CAUÍPE!”, conclui o vereador.
Fotos: página do vereador Weibe Tapeba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário