quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Vereador Leo do Zé Almir fala da angústia dos moradores do Lagamar do Cauípe na tribuna da Câmara Municipal
O vereador Leo do Zé Almir (PRP) levou à tribuna da Câmara Municipal toda a angústia de uma comunidade que está assustada ante a perspectiva de perder um dos seus mais importantes mananciais: o Lagamar do Cauípe. Desde segunda-feira última, 14.08, a comunidade de Coqueiros do Cauípe está sendo mobilizada para se colocar contra a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra) e Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) que tem estudos para implantação de 35 poços profundos destinados ao abastecimento das famílias e das indústrias instaladas no Porto do Pecém.
Na opinião dos moradores a justificativa não convence e lembram que a comunidade de Sítios Novos já foi vítima de uma dessas ações. Na localidade tinha um açude cujas águas foram levadas para abastecer o Pecém e agora as famílias estão sem água. “Não queremos que isso volte a acontecer”, disse Leo do Zé Almir. Segundo o vereador, o fato chega ainda a ser mais grave por se tratar de crime ambiental. O Lagamar do Cauípe está protegido por uma Área de Proteção Ambiental e é um patrimônio ambiental natural de Caucaia.
De acordo com o vereador Mersinho (PSD) a Cogerh quer levar o ouro de Caucaia e dar esmolas para a população, ao justificar que os poços serão para abastecer as comunidades. A vereadora Natecia Campos (PMB), presidente da Câmara, conclamou todos os vereadores a participar da reunião no sábado que, segundo ela, será o marco da resistência já que a decisão do governo foi tomada. De acordo com informações dos moradores de Coqueiros de Cauípe os canos para construção dos poços já estão no local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário