O debate envolvendo a polêmica obra da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) na região do Lagamar do Cauípe, em Caucaia, chegou à Assembleia Legislatia. Por iniciativa do deputado estadual Renato Roseno, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido ai realizar dia 24, às 14 horas, audiência pública com a presença de representantes da Cogerh e comunidades a serem atingidas pela construção dos 46 poços horizontais que vão captar água do aquífero Dunas/Cumbuco para abastecer as empresas do Complexo do Pecém.
Desde que foi anunciado, o projeto vem sendo rejeitado pelas comunidades do entorno do Lagamar do Cauípe e também por grande parte da população de Caucaia. O assunto entrou em pauta na Câmara Municipal que também realizou audiência pública. As comunidades, tendo à frente suas lideranças estão em mobilização permanente e já realizaram diversos movimentos como a interdição da CE 085. O debate na Assembleia provavelmente gerará resultados, uma vez que até o momento nada foi solucionado. A Cogerh, alheia ao clamor dos moradores que temem ficar sem água e também sem o aquífero que gera renda por conta do turismo, continua trabalhado na área.
Para o deputado Renato Roseno, "o licenciamento das obras dos poços horizontais na região constitui uma grave e brutal ilegalidade". Segundo o deputado, "o Ceará vive hoje uma verdadeira guerra pela água, que tende a se acirrar ainda mais por conta da prioridade do governo estadual de garantir água para as indústrias em detrimento do abastcimento humano.
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário