quarta-feira, 13 de junho de 2018

Caucaia adere ao Fórum Parlamentar Metropolitano. Proposta é buscar soluções para municípios da RMF

Vereador Salmito Filho fala aos vereadores de Caucaia
A Câmara Municipal de Caucaia aderiu oficialmente ao Fórum Parlamentar Metropolitano que tem como proposta reunir vereadores dos 19 municípios integrantes da Região Metropolitana de Fortaleza e, de forma conjunta, solucionar problemas e criar políticas públicas voltadas para alavancar o desenvolvimento das cidades.
Tendo como principal articulador o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, a proposta de criação da mesa de debates tem atraído a atenção dos vereadores por onde passa. Em Caucaia não foi diferente. Na sessão desta terça-feira, 12, a presidente do legislativo caucaiense, vereadora Natécia Campos, recebeu o vereador Salmito Filho que durante quase três horas foi sabatinado pelos parlamentares de Caucaia.
Acho a proposta de debater os problemas da região metropolitana de forma integrada uma ideia muito boa e, com certeza, vai ajudar muito a Caucaia na solução de questões difíceis, afirmou a vereadora Natecia Campos, decidida a reforçar o fórum com a adesão da Câmara que dirige.
Entre os vereadores que se pronunciaram, muitas demandas foram levantadas. O avanço do mar e os impactos ambientais causados pelo Aterro Sanitário de Fortaleza instalado no município de Caucaia foram citados por prioritários. Salmito anotou as informações e disse ser pertinente que os vereadores do município estejam incomodados com esses problemas.


O QUE É O FÓRUM
O Fórum Parlamentar Metropolitano foi lançado em dezembro pela Câmara Municipal de Fortaleza e circulou por outras casas legislativas ao longo do mês de abril. Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Aquiraz, Guaiúba, Maracanaú e Caucaia já receberam o evento de sensibilização da importância do pacto. A integração permitirá criar um fundo público entre os municípios, operações urbanas consorciadas, parcerias público-privadas com mais de um município, um Plano Diretor Metropolitano, dentre outras ações.
Salmito Filho destaca a necessidade de promover articulações entre as câmaras municipais para formar um planejamento conjunto. “O Fórum chama a atenção dos colegas vereadores para a reflexão de que temos questões comuns e merecem ser debatidas”, diz. Segundo ele esse é o principal objetivo do Parlamento Metropolitano que já existe em 11 estados brasileiros e está previsto no Estatuto da Metrópole, aprovado em 2015.
 Depois de percorrer as câmaras municipais, o articulador do fórum programa para o próximo dia 25, o lançamento do estatuto do Fórum Parlamentar Metropolitano. O evento acontecerá às 15 horas na Câmara Municipal de Fortaleza. A ideia é que os encontros aconteçam sempre às segundas segundas-feiras de cada mês em um município participante.

0 comentários:

Postar um comentário