quarta-feira, 20 de junho de 2018

Caucaia cria Conselhos Locais de Saúde para fortalecer a Atenção Primária e garantir participação popular


Solenidade de posse dos Conselheiros Locais de Saúde
Desde que assumiu a gestão municipal de Caucaia o prefeito Naumi Amorim deixou bem claro que a saúde seria sua prioridade número de um. Tanto que, logo nos primeiros dias de janeiro de 2017, instituiu uma força-tarefa com profissionais e técnicos capacitados com o objetivo de fazer um perfeito diagnóstico das demandas no setor.
Agora a gestão dá mais um importante passo para melhorar a qualidade da saúde no município instituindo os Conselhos Locais de Saúde. Caucaia é a primeira cidade de grande porte a criar e empossar esses conselhos em todo o território municipal.
O município foi dividido em seis distritos e cada um formou seu conselho com 12 representantes titulares e respectivos membros. Ao todo são 46. Neles a população local possui a maior representatividade com metade do total de membros. O restante está dividido entre 25% de profissionais da saúde que atuam naquele território e 25% de prestadores de serviços e gestores.
A solenidade de posse contou com a presença do prefeito Naumi Amorim, da vice-prefeita Lívia Arruda, do deputado federal Domingos Neto, de promotores de justiça, de parlamentares municipais e representantes de instituições/entidades de saúde.Falando na solenidade de posse dos conselheiros o prefeito Naumi Amorim disse esperar os esforços e dedicação de todos para colocar a saúde do município num patamar de muita qualidade. Segundo ele, é atribuição do conselho trazer os problemas para a gestão “enquanto à nós compete resolver e fazer a saúde melhorar cada vez mais”.   
Para o diretor da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, o município de Caucaia é um grande laboratório porque nele está sendo executado muita inovação na área da saúde. “É importante que todo este processo de aprendizado seja compartilhado em mais cidades. Aquilo que acontece aqui é necessário que estes exemplos sejam aproveitados por outros municípios”, ressalta.  
Entre as atribuições dos CLS estão a colaboração na avaliação dos serviços, a definição das prioridades e o planejamento para cada equipamento. De acordo com Naumi, o objetivo da gestão é fortalecer a Atenção Primária com a participação mais ativa da sociedade nas tomadas de decisões.

0 comentários:

Postar um comentário