quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Câmara de Caucaia realiza sessão solene em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante
A Câmara Municipal de Caucaia realizou sessão solene em alusão aos 500 anos da Reforma Protestante. A sessão foi uma iniciativa do vereador Pastor Dalmácio e fez homenagem a vários pastores e políticos que têm se destacado nos discursos em defesa do Evangelho. Entre eles, está a vereadora de Fortaleza, Priscila Costa, que tem sido uma voz atuante na preservação dos valores da família descritos na Bíblia.
A sessão fez parte da programação que incluiu, ainda, cruzadas evangelísticas em vários bairros de Caucaia e uma grande festa na noite de ontem, 31, na Praça da Matriz de Caucaia. Os 500 anos de implantação da Reforma Protestante, publicada em 31 de outubro de 1517 por Martinho Lutero, está sendo lembrada no mundo inteiro.
O que foi a Reforma Protestante
Foi uma das inúmeras reformas cristãs que aconteceram após a Idade Média, quando o povo começou a questionar o que era imposto pela Igreja Católica – que tomava atitudes consideradas insatisfatórias e que fugiam dos seus princípios iniciais, fazendo-a entrar em grande contradição.
A reforma foi iniciada no começo do século XVI pelo monje alemão Martinho Lutero, que publicou 95 teses e protestou em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.
Entre elas a venda de indulgências, pregando que qualquer cristão poderia (e deveria) comprar o perdão para os seus pecados. Lutero discordou e condenou publicamente essa prática realizada pelo Papa Leão X.
Lutero foi processado por heresia notória pela Igreja Católica, excomungado e exilado por um ano. Mas a população se rebelou e apoiou Lutero e até alguns padres e freiras entraram nessa rebelião ideológica.
Alguns conflitos armados aconteceram em resposta às questões sociais. Martinho Lutero chegou a ser convocado para desmentir suas teses, mas no lugar disso, ele continuou defendendo-as e pedindo por uma reforma. Com resultado dessa luta, temos hoje o Protestantismo que conseguiu tornar-se um dos principais ramos do cristianismo.
Fotos: Lael Semente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário